otorrinolaringologia

 

A palavra otorrinolaringologia, além de presente em diversos trava-línguas e brincadeiras para confundir crianças em fase de alfabetização e aprendizado de linguagem também é a terminologia responsável por classificar uma área bastante abrangente da medicina. 

 

Otorrinolaringologia – conheça as 3 grandes áreas desta Especialidade:  

Os radicais presentes no nome, já mostram que é uma especialidade médica dividida principalmente em 3 grandes áreas.

Oto- ouvido, nesse caso vale ressaltar que o ouvido abrange tanto a parte auditiva(coclear), nesta área incluem-se o tratamento do zumbido e perdas auditivas que podem ser resolvidas por simples alterações dos hábitos, cirurgias, aparelhos auditivos ou remédios, dependendo da causa. Assim como a parte responsável pelo equilíbrio (vestibular) que inclui o tratamento dos distúrbios do equilíbrio, as populares labirintites.

 

Rino- nariz e seios da face, essa grande área tem se tornado cada vez mais importante, pois além do já clássico tratamento das alergias respiratórias, sinusites, desvio de septo e obstruções das vias aérea, muitos tumores da base do crânio têm sido acessados por dentro do nariz assim como tem crescido o número cirurgias estéticas nasais (Rinoplastias).

 

Laringologia- o mais correto seria faringo-laringologia, ou seja, o tratamento dos problemas da laringe; que vão desde inflamações simples, passando por lesões benignas das pregas vocais como os nódulos (populares calos) entre outras. Englobando ainda tratamentos mais complexos de tumores malignos da laringe e a faringologia que inclui os tratamentos de lesões inflamatórias/infeciosas (faringoamigdalites) lesões obstrutivas tais como a hipertrofia de adenoide (popular carne esponjosa) ou a apneia obstrutiva do sono assim como as várias causas de pigarro e sensação de "corpo estranho" na garganta.

 

Concluindo:

Portanto a palavra otorrinolaringologia é uma palavra bem grande e de difícil pronúncia, mas seria extremamente difícil sintetizar uma especialidade tão abrangente com um termo de menor tamanho.

 

Se só isso não for suficiente, aqui no Centro Médico Equilibrium procure o Otorrino Dr. Raul Fino.

Nosso maior objetivo é cuidar de sua saúde e de sua família! Agende a sua Consulta!

Duvidas

Facebook

Informações

Serviço de manobrista no local

Av. Dom Pedro II, 620 - Cj. 84
Bairro Jardim - Santo André - SP
CEP 09080-000

(11) 2534 2552

(11) 99148 0324

atendimento@equilibriumcm.com

Especialidades

Fale Conosco

Powered by ChronoForms - ChronoEngine.com