doenças respiratórias

Doenças respiratórias comuns no Outono/Inverno:

O período de outono/inverno é a alegria dos otorrinos: a rinite ataca, as gripes e resfriados são frequentes e o consultório fica cheio. Mas, por que esse fenômeno acontece, e como se manter longe desses problemas?

Durante o período de outono e inverno ocorrem dois fenômenos: a diminuição da temperatura e o ressecamento do ar.

 

Umidade do ar e seu reflexo nas vias respiratórias:

Pela diminuição das chuvas ocorre diminuição da umidade do ar, o que leva a um ressecamento da mucosa nasal e consequente diminuição da fluidez da secreção fisiológica nasal, levando a um acúmulo da mesma e criando um possível meio de cultura para vírus e bactérias.

Descomplicando : o nariz produz secreção sempre (a famosa coriza) porém, mais seca. Ela fica mais grossa e nesse acúmulo, existe uma maior chance de proliferação bacteriana e de vírus, além do acúmulo natural de alérgenos  (partículas que causam alergia).

 

Consequências da redução de temperatura:

A diminuição de temperatura aumenta a quantidade de secreção produzida no nariz, assim como sua viscosidade, o que facilita a obstrução de estruturas relacionadas à respiração. Neste período, por todos esses fatores, acabamos ficando em ambientes mais fechados, onde a proliferação de bactérias e vírus é ainda mais fácil. Junto a esses fatores, costumamos tirar dos armários cobertores, blusas e uma infinidade de roupas que acumularam pó e pioram as alergias respiratórias.

 

Mas, como nos prevenir ?

A lavagem nasal com soro fisiológico hidrata o nariz, levando a uma diminuição do ressecamento e consequente redução do acúmulo de secreção nasal e suas consequências. Portanto, lavar o nariz é algo muito importante. Evitar o contato com coisas que acumulem pó e poeira também ajuda muito: cobertores de pelo, blusas de lã, cortinas e tapetes estão no topo da lista.

Evitar os ambientes fechados, que são extremamente convidativos no frio, também é algo crucial, pois é nesses ambiente que os vírus e bactérias causadores das infecções de vias aéreas superiores se alastram com mais facilidade.

Resumindo, hidrate o nariz, evite ambientes fechados, evite ambientes e peças de vestuário/mobiliário que acumulem pó e poeira.

Se só isso não for suficiente, aqui no Centro Médico Equilibrium procure o Otorrino Dr. Raul Fino

Nosso maior objetivo é cuidar de sua saúde e de sua família! Agende a sua Consulta!

Duvidas

Facebook

Informações

Serviço de manobrista no local

Av. Dom Pedro II, 620 - Cj. 84
Bairro Jardim - Santo André - SP
CEP 09080-000

(11) 2534 2552

(11) 99148 0324

atendimento@equilibriumcm.com

Especialidades

Fale Conosco

Powered by ChronoForms - ChronoEngine.com