cpap

A queixa de roncos é uma das mais frequentes no consultório atualmente, às vezes pelo próprio paciente, mas, muitas vezes pelo acompanhante. Brincadeiras à parte, o ronco atrapalha, por razões óbvias, quem acompanha "o roncador" à noite. Mas, pode trazer consequências devastadoras, principalmente para quem sofre objetivamente de tal problema.

Quando acompanhado de apneias, suspensões momentâneas da respiração, é denominado de síndrome de apneia obstrutiva do sono e pode ser leve, moderada e grave, dependendo do número de paradas respiratórias que o paciente apresenta por hora.

Necessidade de uso do CPAP

Os casos graves, às vezes, demandam o uso de um aparelho denominado CPAP, do inglês Continuous Positive Airway Pressure ou aparelho pressão positiva contínua na via aérea. O aparelho funciona com um fluxo de ar constante exercido sobre a via aérea do paciente, inibindo as paradas respiratórias.

Como Funciona:

Uma máscara é acoplada à via aérea do paciente e permanece presa durante todo o período do sono. A essa máscara conecta-se um tubo que leva o ar de um ponto fixo, em pressão positiva contínua, ou seja, o ar é impulsionado o tempo todo para a máscara que está acoplada ao rosto do paciente. Isso impede que haja o colabamento da via aérea do paciente por um efeito de vácuo. Como o ar está passando o tempo todo por essa região, ela não se fecha, o que impede as paradas respiratórias.

Vantagens e Desvantagens

O método é efetivo, porém nem sempre muito confortável e a adesão ao tratamento é um dos grandes desafios, por isso esse aparelho deve ser muito bem indicado e adaptado, com máscaras confortáveis e de adaptação individual. Possível utilização de umidificadores para maior conforto durante a noite, assim como o que chamamos de "rampa", iniciar o uso em pressões mais baixa e aumentar gradativamente durante a noite para que não incomode tanto e vá sendo mais fácil se "acostumar".

O conceito do CPAP pode assustar um pouco e parecer desconfortável, mas é uma das mais eficazes armas no controle dos casos graves de apneia do sono.

Consulte um Otorrinolaringologista

Se você tem dúvidas sobre o aparelho CPAP, sua indicação para o seu caso particular ou quer discutir as possibilidades para o seu quadro de roncos/apneias, procure um otorrinolaringologista.

Quando precisar, conte com nosso Otorrinolaringologista, Dr. Raul Fino.

Nosso maior objetivo é cuidar da sua família!

Horario

Facebook

Informações

Serviço de manobrista no local

Av. Dom Pedro II, 620 - Cj. 84
Bairro Jardim - Santo André - SP
CEP 09080-000

(11) 2534 2552

(11) 99148 0324

atendimento@equilibriumcm.com

Especialidades

Fale Conosco

Powered by ChronoForms - ChronoEngine.com