img urologia

Todo mundo sabe que a pedra nos rins é uma das doenças mais dolorosas que alguém pode sentir e, infelizmente, uma das mais comuns também. O que pouca gente sabe é que nosso organismo elimina a maioria dos cálculos renais sem precisar de uma intervenção cirúrgica. Porém, elas podem causar complicações, por isso é preciso acompanhar com um urologista antes que isso aconteça.

Como pedras nos rins se formam?

Os cálculos renais, ou pedra nos rins, são formados pelo acúmulo de sais minerais nos rins ou em qualquer outra parte do aparelho urinário. Em outras palavras, é como tentar diluir sabão em pouca quantidade de água e ver os cristais ao fundo.

Sintomas das pedras nos rins

A famosa cólica renal é o principal sintoma. Para identificar, vale ficar atento em dores nas costas, no abdome lateral ou embaixo das costelas. Nos homens, a dor pode irradiar para o testículo do mesmo lado, já nas mulheres para o grande lábio vaginal. Ela também pode ser contínua ou não e acompanhada de náuseas, febre e sangue na urina.

No que ficar atento?

Antes de atingirem tamanhos maiores, as pedras podem ser assintomáticas e, ainda assim, causarem danos aos rins. Quando os cálculos renais têm contato constante com a urina, eles também se encontram com uma grande oferta de cristalização de minerais, que os ajuda a crescer. Além disso, mesmo os menores cálculos têm chances de apresentarem complicações para o sistema urinário de uma pessoa.

Por isso, é fundamental manter os exames em dia e procurar um urologista caso haja qualquer desconfiança da doença para avaliar os tratamentos disponíveis. Assim, você evita complicações, estresse e dores.

Vale lembrar! Uma dica simples e muito eficiente para evitar o aparecimento de pedras nos rins é ingerir entre 2 e 3 litros de água por dia e diminuir a ingestão de sódio na alimentação.

Horario

Facebook

Informações

Serviço de manobrista no local

Av. Dom Pedro II, 620 - Cj. 84
Bairro Jardim - Santo André - SP
CEP 09080-000

(11) 2534 2552

(11) 99148 0324

atendimento@equilibriumcm.com

Especialidades

Fale Conosco

Powered by ChronoForms - ChronoEngine.com