eqf

Sempre é mais difícil saber a dor exata que o bebê sente. Como eles não falam, ficar atento aos sintomas e ao comportamento dos pequenos pode fazer a diferença na hora do diagnóstico. 

Febre e outros sintomas
Além de sinais comuns, como febre e irritabilidade, a otite em bebês também pode ser identificada de outras formas, por exemplo, quando o bebê mexe demais na orelha. Vale lembrar apenas que algumas crianças fazem isso quando estão com sono, portanto, se o seu filho estiver bem, não há com o que se preocupar. 

Dificuldade para mamar
Quando a hora de mamar também sai da rotina, é preciso ficar atento. Por causa da dor de ouvido, o bebê não consegue mamar e engolir como costuma fazer, por isso, é provável que ele chore e empurre o peito ou a mamadeira assim que começar a se alimentar. Nesses casos, a recomendação é levar ao médico assim que possível.

Causas da otite em bebês

A principal causa de otite em bebês é o inchaço das tubas auditivas que ligam o ouvido médio ao nariz e à garganta, geralmente por causa de resfriados, alergias ou infecções. Quando isso acontece, o líquido que percorre essa área quando a criança boceja ou engole, fica preso no ouvido médio e cria todas as condições necessárias para bactérias e vírus se proliferarem e formarem um pus que pressiona o tímpano e causa bastante dor. Casos de otite recorrentes merecem atenção especial, pois podem prejudicar a capacidade auditiva da criança.

Como evitar a otite em bebês
Alguns fatores podem aumentar o risco da otite em bebês, por exemplo, quando a criança mama completamente deitada, usa chupeta ou é exposta à fumaça do cigarro. Quando os pequenos vão para escolinhas também é preciso ficar atento, já que há um contato frequente com diversos vírus. Além disso, evitar a entrada de água no ouvido do bebê e amamentar também ajuda a evitar a otite. Nesse caso, porque o leite materno possui anticorpos que protegem as crianças contra diversas infecções, inclusive as de ouvido.

A dor de ouvido é muito incômoda até para os adultos, por isso, bebês com otite exigem de uma dose extra de paciência, colo e consolo, inclusive durante o tratamento.

Quando precisar, conte com nosso otorrinolaringologista pediátrico, Dr. Raul Fino.

Nosso maior objetivo é cuidar da sua família!

Duvidas

Facebook

Informações

Serviço de manobrista no local

Av. Dom Pedro II, 620 - Cj. 84
Bairro Jardim - Santo André - SP
CEP 09080-000

(11) 2534 2552

(11) 99148 0324

atendimento@equilibriumcm.com

Especialidades

Fale Conosco

Powered by ChronoForms - ChronoEngine.com