dicas fono

A volta às aulas sempre é importante para a criança. Muitas vezes, é lá que a gente percebe que nosso filho fala um pouco diferente do restante da sala ou ainda não fala, no caso dos bebês.

Se esse for o seu caso ou se você percebeu que algo não parece normal, essas 3 dicas vão te ajudar a decidir se é hora de procurar um profissional.

 

2 e 3 anos: As primeiras palavras

A partir dos 2 anos, o esperado é que a criança forme frases simples.

Até os 3, a troca de fonemas pode acontecer e não indica uma necessidade médica. Por exemplo, é normal que nessa frase a criança esqueça do r e diga ‘pedo’, ao invés de ‘pedro’, ou troque as letras, como o ‘c’ pelo ‘t’ em palavras como ‘tolo’, ao invés de ‘colo’.

 

4 e 5 anos: É gagueira?

É muito comum que as mães fiquem apreensivas e até corrijam os filhos entre 2 e 4 anos que repetem muitas palavras, mas não é preciso ficar alerta. Nessa fase, isso acontece porque o raciocínio é mais rápido do que a capacidade de falar. É preciso apenas ter paciência e deixar que a criança termine a frase, pedir que ela fale mais devagar só vai deixá-la ainda mais insegura.

Vale lembrar que quando as repetições continuam depois dos 5 anos, é preciso investigar uma possível gagueira, que é associada a um distúrbio neurológico.

 

Outros fatores

Quando as dificuldades na fala continuam depois das fases em que elas são esperadas, é preciso investigar possíveis complicações que estejam por trás delas. Por exemplo, crianças com muita dificuldade para falar podem apresentar problemas auditivos; aquelas que possuem deficiências neurológicas e até respiratórias, também podem ter um atraso no processo de fala e dificuldades específicas.

Manter a rotina nas consultas com o pediatra é a melhor forma de garantir que a saúde do seu filho esteja sempre em dia!

Seguranca

Facebook

Informações

Serviço de manobrista no local

Av. Dom Pedro II, 620 - Cj. 84
Bairro Jardim - Santo André - SP
CEP 09080-000

(11) 2534 2552

(11) 99148 0324

atendimento@equilibriumcm.com

Especialidades

Fale Conosco

Powered by ChronoForms - ChronoEngine.com